sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UMA LOUCURA CHAMADA ATEÍSMO



    Por Pr. Isaías Alexandria Costa*

 O salmista Davi considerou tão absurda a ideia da incredulidade na existência de Deus que denominou de néscio  aquele que define-se ateu. Escreveu o rei:  “Diz o néscio no seu coração: Não há Deus”
( Sl.14.1)
     Ser  néscio é ser ignorante, incapaz, e é justamente essa a situação do ateu, uma pessoa cuja mente tem a percepção equivocada da vida e da existência, conceituando as coisas de modo particular, julgando que a sua razão é a razão existencial, o que caracteriza a loucura.
     O néscio é também incapaz de admitir a sua própria realidade, o que demonstra como o louco tende imaginar que ele é o que na verdade não é; ele consegue transformar a realidade em utopia, a ponto de considerar louco todo aquele que não crê em sua tese.
     Pobre ateu, tantas vezes revestido de um conhecimento secular que o faz pensar ser  mestre,  sábio,  detentor da maior de todas as descobertas, e assim despreza, em sua mente, “os pobres coitados, ignorantes, sem senso crítico, os crentes”.  As nossas universidades estão cheias desses, chamados de loucos pelo  pastorzinho de Judá; os tais são  destituídos dos valores da alma que levam o homem, o homem que interpreta bem o seu estado finito, a considerar que é uma criatura feita por um Ser mais inteligente que ele mesmo.
     Felizmente alguns conseguem sair desse estado de insensatez e passam a entender que Deus é real, e, além disso, todas as coisas estão sob seu poder.  Isso ocorreu com o grande rei da antiga Babilônia, Nabuconodonosor, que fez uma magnífica declaração após a sua cura mental: “No mesmo tempo me tornou a vir o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes, e fui  restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” ( Dn.4.36,37 ).
     Em seu livro denominado Maravilhosa Graça, Phillip Yancey cita o que aconteceu durante uma visita feita à organização federal russa KGB, cujo líderes eram ateus e propagavam o ateísmo. Ali, o general Nikolai Stolyarov, também adepto do ateísmo, disse a um grupo de cristãos: “Nós aqui na URSS entendemos que com muita freqüência fomos negligentes em aceitar os seguidores da fé cristã”. E continuou: “No estudo do ateísmo eficiente, há a ideia de que a religião divide o povo. Agora vemos o oposto: o amor a Deus apenas pode unir”.
     Oramos ao Deus que ouve as orações que continue agindo a favor da conversão dos  ateus, para que os seus olhos sejam abertos, e seus corações tornem-se humildes o suficiente para crer no Deus que conhece a cada um deles, ainda que por eles seja ignorado.

* Pr. Isaías Alexandria Costa é Pastor Presidente de a Igreja Batista de Brotas, em Salvador-Bahia-Brasil.

Visitem, aqui, site da IBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário