sábado, 12 de janeiro de 2013

SÁBIA ADMINISTRAÇÃO


Por Pr. Isaías Alexandria Costa*



Um dos jornais de grande circulação de nossa cidade trazia a seguinte manchete em uma das edições: "Cresce o número de inadimplentes". Inadimplente é aquele que não paga a dívida no tempo devido; o que continua devendo fora do prazo.
     Ainda que as palavras a seguir ofereçam uma rima, crente inadimplente não é conveniente. Pelo contrário, o crente deve ser conhecido como alguém que paga os seus débitos em dia, evitando assim o mau testemunho.
     Saber gastar é uma virtude cristã. O Senhor Jesus Cristo ensinou sobre a administração sábia quando disse: "Qual de vós, pois, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas para ver se tem com que a acabar? "  
- Lucas 14.28.  É preciso, portanto, ter cautela no orçamento das despesas; isso evitará muitas preocupações com dívidas futuras.
     Um dos grandes perigos para o bolso é o consumismo que está estabelecido em nossa sociedade. As empresas cada dia mais estão investindo em marketing, visando atrair os consumidores com os mais diversos produtos, além de um contínuo lançamento  de novos modelos da mesma mercadoria. Por exemplo, quando o telefone celular foi lançado muita gente se endividou para obtê-lo. Depois, as próprias empresas desses telefones, ao lançarem os novos modelos, denominaram de "tijolão" os modelos anteriores. Com um "tijolão" na mão, ainda que útil, o consumidor é impelido a adquirir o novo "tijolinho". Nessa compulsão pelo novo muitas pessoas ficam extremamente comprometidas financeiramente, apelando para empréstimos e outras "soluções" que mais complicam do que ajudam.
     Irmão do consumismo, o desperdício é outro perigo para o equilíbrio do orçamento pessoal. Quando lemos a parábola do filho pródigo somos logo levados a pensar sobre o arrependimento daquele rapaz  e do respectivo perdão de seu pai. No entanto, essa parábola também fala do desperdício. Jesus cita que aquele moço "...dissipando tudo...começou a passar necessidades" ( Lucas 15.14 ). Há pessoas que não conseguem economizar nada. São aquelas que desperdiçam tudo, desde o resto do creme dental até as coisas maiores. Tornam-se esbanjadoras e, por certo, vivem sempre com falta de alguma coisa.
     Que a sábia administração seja uma prática de cada um de nós, o que evitará situações impróprias para um cristão, que em tudo deve glorificar o Pai que está nos céus.


* Pr. Isaías Alexandria Costa é Pastor Presidente de a Igreja Batista de Brotas, em Salvador-Bahia-Brasil.

Visitem, aqui, site da IBB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário