sábado, 5 de janeiro de 2013

Amigo de Deus



Por Pastor Isaías Alexandria Costa*                                  
isaiasalexandria@oi.com.br
                    

       Todos nós certamente temos amigos, amigos íntimos, amigos às vezes mais chegados que irmãos, conforme o verso em Provérbios 18.24b: "mas há um amigo mais chegado  do que um irmão".
       Ter amigos e nutrir amizades é muito importante, porque  "aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria". (Pv.18.1).
       Deus também gosta de ter amigos, sabia? A Bíblia diz que Abraão foi chamado de "amigo de Deus". Confira em  II Crônicas 20.7; Isaías 41.8 e em Tiago 2.23.  
       Realmente, examinando o modo de viver de Abraão podemos notar que havia entre ele e Deus uma fiel amizade. Quando o Senhor intentou destruir as pervertidas cidades, Sodoma e Gomorra, Ele falou sobre isso com seu amigo Abraão. (Gn.18.17). O Senhor faz questão de instruir os seus amigos, como disse Jesus: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer". (Jo.15.15).
       Abraão provou a sua amizade por Deus de várias maneiras. : Vamos observar?     
  Ele obedecia a Deus, incondicionalmente -  Abraão não fazia apenas aquilo que parecia fácil. Ele foi capaz de, quando provado, oferecer seu único filho, a pedido do Senhor.
  Ele era diligente na execução das ordens divinas -  Abraão não se demorava em cumprir as determinações do seu Amigo, pois não queria entristecer o coração de Deus.
  Ele buscava estar em comunhão contínua com Deus - Abraão gostava de cultuar e engrandecer o seu melhor Amigo (Gn.12.7,8,13,18). Ele rejeitou os falsos deuses que seus pais serviam.
  Outra marca da amizade de Abraão para com Deus era a sua confiança. Aliás, sem confiança não há verdadeira amizade! Abraão confiava plenamente na Palavra que saía da boca de Deus.
  Outrossim, a  amizade de Abraão foi marcada pelo seu desejo de ser uma bênção nas mãos do seu eterno Amigo. Seu interesse não era receber bênçãos, mas ser bênção.
   Analisando o exemplo de Abraão, você considera-se amigo de Deus?
   É importante entender que o grau de amizade entre uma pessoa e Deus corresponde à prontidão dessa pessoa em obedecer  e servir a Deus com um coração sincero.
   Ser amigo de Deus, um estilo maravilhoso de vida!


* Pastor Isaías Alexandria Costa é Pastor Presidente de a Igreja Batista de Brotas, em Salvador-Bahia-Brasil.
Visitem, aqui, site da IBB.
      
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário